04 abril, 2006

Match Point (Ponto Final - Match Point)



Não era esse filme que eu pretendia assistir quando eu saí de casa naquele dia fatídico. Mas por ser domingo de estreia do novo filme de animação da Fox, o cinema bom da cidade estava com filas gigantescas. Poderia ter ficado na fila e esperado pra ver algum dos outros dois filmes em cartaz, mas preferi ir no shopping alternativo, com um cinema ruim. Surpreendi-me ao ver Match Point em cartaz e não pude resistir. Comprei o ingresso e fui consumir tempo até o filme começar.

Eu gosto de Woody Allen. Ou seja, eu sou mais europeu do que você possa imaginar. Mesmo os filmes ruins e bobos dele, como "The Curse of the Jade Scorpion", são divertidos. E mesmo que se eu detestasse qualquer coisa que venha de Allen, é preciso admirar alguém que lança um filme novo a cada 6 meses.

Segundo o próprio Allen, Match Point é o seu melhor filme. A não ser que tenha esclerosado, ele conhece a sua própria carreira melhor do que eu, então não vou discutir isso. O filme é definitivamente incomum no que o diretor costuma produzir. Está longe de ser uma comédia, é um drama, sério e obscuro.* Uma história inteligente e humana, um ode à boa e má sorte. Possui algumas referências a Dostoiévski e sua obra "Crime e Castigo" (que prometo um dia terminar de ler), resgatadas no terceiro ato do filme para o deleite de quem percebeu. Ouso ainda especular que Woody Allen desenvolveu o roteiro a partir desse terceiro ato, inspirado no autor russo e construiu um backgroud a partir daí. Pelo menos é algo que eu teria feito, em minha mediocridade.

Além disso, o filme é belo. Filmado em Londres, possui muitas cenas em belas paisagens de campo e a beira do Tâmisa, cafés e vários pontos túristicos, como a Royal Opera House e o Palácio de Westminster. Allen gostou tanto de filmar em Londres, que seu dois próximos filmes também se passarão lá. Muitas obras de arte são vistas em cena, tanto em galerias de arte como em cenários. A trilha sonora, recheada de operas, dá um tom especial ao filme, pontuando os momentos dramáticos. Pois então, deixei a parte mais linda para o final: Scarlett Johansson, aquele anjo lá em cima. Já disse aqui e digo de novo, essa mulher é maravilhosa. Quero uma dessas aqui em casa, já! Não bastasse ser um delírio para os olhos, ainda é uma atriz muito competente.

Não quero abordar a história especificamente, a premissa é um simples triangulo amoroso, mas é muito mais que isso. Um show de personagens complexos e multi-dimensionais. Como diria um daquelas citações de cartazes hollywoodianos: "Imperdível! Assista."


*Note que o imdb classifica o filme como "Genre: Drama / Romance / Thriller". Concordo. O filme começa com um romance que sabe onde vai dar. Acaba dando em um drama, fechando-se com uma dose de suspense, com direito a uma dupla de policiais.

4 comentários:

Anónimo disse...

aoh! Eu vi outro dia desses uma crítica sobre esse filme no Folha Mais! /o Até destaquei para assistir qualquer dia desses, pelo enredo dito e pelo Dostoiévsk (ahá! Eu terminei de ler! E O Mundo de Sofia também!). E lembrei de ti e de tua paixão pela Scarlett Johansson lindona xD

finalmente a preguiça perdeu, ham?

fernanda f. disse...

É, eu disse, senhor Teimosia em pessoa. E, agora que saiu de cartaz, como eu vou poder comprovar suas afirmações sobre essa loiria aí da foto? Hein?

Ah, que droga :/
:***

Anónimo disse...

realmente muito bom... vontade de dar uns socos na tela :D

Anónimo disse...

Um filme sobre SORTE, cujo começo é comum e o final surpreende.