
Agora vamos ao filme. O clássico de 1963 é excelente em vários niveis. Inicia com uma narrativa contagiante, lembrando uma comédia romântica, Logo somos introduzidos a Annie Hayworth, que viaja até a pequena cidade costeira de Bodega Bay, em busca do galante Mitch Breener. Esse prelúdio é recheado de diálogos interessantes e personagens intrigantes, até o momento que os pássaros começam a atacar.
O clima que Hitchcock cria é fenomenal, pontuando os ataques dos pássaros, que vão se tornando cada vez mais violentos. É incrivel o que foi feito utilizando apenas croma key. Claro que algumas cenas não são tão verossímeis, mas alguns ataques são muito realistas e assustadores. A razão das repentina violência entre os pássaros nunca é revelada, abrindo espaço a todo tipo de especulação e mantendo a atenção no que realmente importa: o suspense.
O filme possui cenas clássicas de filmes de terror, cujas quais creio que seja precursor. A garota imprudente que vai investigar um barulho macabro e o grupo de pessoas trancada dentro de uma casa lutando contra as tentativas de algo assustador entrar são só alguns exemplos. Vale a pena mencionar também a cena dos corvos no parquinho, com as crianças cantando no fundo. Macabro.
O dvd que eu assisit possuia ainda um documentário de uma hora e meia sobre o filme, com entrevistas com os atores e com a filha do velho Hitch, comentando vários aspectos da filmagem, cenas que foram deletadas e um final que seria angustiante caso fosse produzido
2 comentários:
eu ja assisti este filme mto bom mesmo,
e meus parabens pelo blog
by Tio
RoMeR
Este filme é uma obra-prima do diretor, com cenas clássicas e pioneiras no genêro, além das que o thiago mencionu há também a cena do cadáver revelado com um triplo zoom (genial), a garota estrangeira que é apontada como causadora dos problemas que aconteceram na cidade após sua chegada, etc. Esta no meu Top 10 do genêro, fantástico!!!
Enviar um comentário